Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CAMILA DOS REIS
UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria - RS
Dissertação
Título
Matemática e Educação Ambiental no Ensino Fundamental: a construção de cisternas e as relações de proporcionalidade
Resumo
Em caráter mundial, mas principalmente no Brasil, tornam-se cada vez mais urgentes políticas
públicas para conservação e preservação do meio ambiente. Pensando nisso, entende-se que a
escola tem papel fundamental na educação e conscientização ambiental. Neste sentido, o
presente trabalho tem por objetivo avaliar as contribuições no processo de ensino e
aprendizagem do conteúdo de proporcionalidade, a partir de uma proposta didática que envolve
educação ambiental e matemática e a construção de cisternas. No estudo, alunos do 9º ano de
uma escola municipal de ensino fundamental da cidade de Porto Alegre desenvolveram um
projeto referente à utilização da água e à construção de maquetes de cisternas com o objetivo
de estudar o conteúdo de grandezas proporcionais. Foi realizada uma pesquisa experimental
com duas turmas. Na primeira turma (C31- Grupo Controle), o conteúdo de grandezas
proporcionais foi tratado de forma mais tradicional por meio de exposição de conteúdo no
quadro e utilização do livro didático. Na segunda turma (C32 - Grupo Experimental), os
estudantes realizaram uma pesquisa com a comunidade escolar sobre o gasto de água;
estudaram as cisternas e as grandezas proporcionais; construíram suas próprias maquetes de
cisternas fazendo a discussão das grandezas e das proporções no processo; por fim, deram aulas
para estudantes menores e construíram mini cisternas, como item permanente para a escola. Os
dados para a pesquisa foram analisados de forma quantitativa a partir da aplicação de duas
provas de conhecimento em ambas as turmas, a primeira no início e a segunda após
implementação do projeto. Foram pontuadas as resoluções corretas, a identificação do tipo de
proporção e o método aplicado. Na primeira avaliação o método predominante utilizado por
ambos os grupos foi a regra de três, enquanto que na segunda avaliação os resultados mostraram
o aumento de aproximadamente seis vezes o uso das propriedades de grandezas proporcionais
pelo grupo experimental. Ambos os grupos obtiveram melhores resultados na identificação e
resolução das questões sobre proporcionalidade inversa. No contexto geral, o grupo
experimental apresentou melhor desempenho na identificação, manipulação e aplicação dos
conceitos matemáticos. De maneira complementar, foi realizada uma pesquisa qualitativa
através de uma pesquisa de opinião para saber quais os elementos foram mais motivadores para
cada grupo e qual turma sentiu-se mais motivada durante a aprendizagem. As respostas ao
questionamento permitiram concluir que o grupo experimental teve uma experiência mais
significativa, sentiram-se motivados fazendo parte de uma equipe e contribuindo com a escola
e com a comunidade.
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