MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANA LUCIA VAGHETTI PINHEIRO

UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria - RS

Dissertação

Título
ESTUDO DOS SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO COM ÊNFASE NOS CORPOS REDONDOS: CONCEPÇÕES E PRÁXIS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA À LUZ DA TEORIA DE GUY BROUSSEAU
Resumo
Nessa pesquisa apresentamos concepções e práxis de uma sequência didática acerca do objeto de estudo sólidos de revolução com ênfase nos corpos redondos. Para tanto buscamos na Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau como caráter de instrumento científico o aparato para estruturação metodológica de tal proposta e arquitetamos uma sequência didática configurada em situações didáticas e adidáticas atendendo as habilidades e competências propostas na Base Nacional Comum Curricular para o objeto do conhecimento de referência visando a apropriação de saberes significativos que venham a desencadear nos sujeitos envolvidos uma postura de autonomia e protagonismo frente a esses novos saberes, de forma a corroborar no seu desempenho diante de desafios do conhecimento e em seus estudos posteriores. Desta forma, buscamos investigar quais contribuições a Teoria das Situações Didáticas podem fornecer acerca do estudo desse objeto do conhecimento e estejam voltadas a uma práxis que consolide esses saberes de forma significativa. A pesquisa de caráter qualitativo ocorreu em duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio em um Instituto Estadual de Educação localizado no município de Júlio de Castilhos, RS. O contexto da pesquisa se deu na modalidade de ensino híbrido, utilizando como mediador o aplicativo Google Classroom da Plataforma Google Suíte for Education. Nesse âmbito propomos a resolução de situações problemas acerca do cálculo de áreas de superfícies e de volumes de sólidos de revolução com a utilização do princípio de Cavalieri e dos teoremas de Pappus a partir de conceitos estudados no Ensino Médio. As situações adidáticas propostas envolveram a utilização de materiais manipuláveis como sólidos de acrílico e simulador de sólidos de revolução e atividade experimental para determinação do centroide de figuras planas, bem como a construção de maquetes físicas e virtual com a utilização do software SketchUp representativas de silos, um tipo de construção muito comum no município lócus da pesquisa e seus limítrofes, cuja arquitetura é privilegiada pela presença de corpos redondos. Os resultados da pesquisa sinalizaram que o desenvolvimento da sequência didática favoreceu a autonomia intelectual e a aprendizagem significativa acerca do objeto do conhecimento em pauta, bem como revelaram que a Teoria das Situações Didáticas forneceu subsídios importantes para organização didática e análise do processo de consolidação dos saberes envolvendo o estudo dos sólidos de revolução.
[Download TCC]