Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANDREZA NASCIMENTO DE FRANCA
UFPA - Universidade Federal do Pará - Belém - PA
Dissertação
Título
A INTRODUÇÃO DO MÉTODO DA INDUÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
A presente pesquisa tem como finalidade realizar uma discussão sobre a importância de se
utilizar o Método da Indução Matemática no Ensino Médio enquanto procedimento didático
utilizando resolução de problemas, que propicie ao estudante o domínio da linguagem
matemática num contexto de argumentação, análise e deduções lógicas. Para tanto, fizemos
uma pesquisa descritiva quanto à fundamentação teórica e as aplicações didáticas e dedutiva
quanto à verificação das hipóteses levantadas. Partimos da premissa que possivelmente muitos
professores de matemática estejam presos a um modelo de ensino em que o cumprimento do
conteúdo curricular esteja acima do próprio conhecimento e o livro didático seja a única fonte
de pesquisa para sua prática docente. Isso nos levou a concluir que dificilmente o método da
indução é utilizado como ferramenta didática em demonstrações de proposições Matemáticas
no Ensino Médio. Pois, em geral, os livros didáticos não promovem em seu escopo as
demonstrações de proposições Matemáticas pelo Método da Indução. Infere-se daí, a
necessidade de se produzir um material didático aos professores de Matemática que apresente
aplicações de procedimentos didáticos utilizando resolução de problemas para o ensino e
aplicação do Método da Indução nas demonstrações, levando em consideração os norteamentos
dos PCNs e as diretrizes pedagógicas-curriculares da BNCC
[Download TCC]