Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: BARBARA RIBEIRO SILVA ARMANDO
UFU - Universidade Federal de Uberlândia - Uberlândia - MG
Dissertação
Título
Ensino de conceitos geométricos por meio do desenho geométrico
Resumo
O presente trabalho objetivou avaliar os reflexos e as potencialidades de disciplina Desenho Geométrico como eletiva no rol de possibilidades vinculadas com a reformulação do “Novo Ensino Médio 2022”. Pretendemos construir argumentos e exemplos que comprovem as potencialidades dessa disciplina como suporte didático-pedagógico ao ensino de Matemática e, em especial, ao ensino de Geometria. Destacamos inicialmente aspectos históricos do Desenho Geométrico; elementos que mapeiam o desenvolvimento do pensamento geométrico dos discentes envolvidos segundo a teoria de Van Hiele e o uso de programas computacionais, alternativos às construções com régua e compasso, presentes usualmente no ambiente do Desenho Geométrico. Construímos, aplicamos e analisamos processos avaliativos, quanto aos níveis cognitivos dos ingressantes, destacando a ausência de um processo preparatório qualitativamente adequado desses discentes. Implementamos oficinas de curta duração, em um grupo de controle, produzindo materiais e incorporando metodologias que integraram aspectos teóricos e práticos do Desenho Geométrico/Geometria. Nosso entendimento é de que essas ações podem ser incorporadas a dinâmica de trabalho de outros colegas professores em suas salas de aula. Construímos, aplicamos e analisamos testes associados ao mapeamento da efetividade desse processo de intervenção pedagógica. Concluindo positivamente pela intervenção e a certeza de que uma ação planejada, com maior espaço tempo de duração, elevará para níveis satisfatórios o pensamento geométrico dos discentes envolvidos.
[Download TCC]