Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: SAMIR BORGES VIANA
UFU - Universidade Federal de Uberlândia - Uberlândia - MG
Dissertação
Título
Geometria do táxi versus geometria euclidiana: explorando as diferenças e aplicações na Educação Básica
Resumo
A geometria euclidiana é fundamentada e estruturada por Euclides de Alexandria na obra ”Os elementos”, que é predominante até hoje. Todavia, algumas falhas estruturais possibilitaram o surgimento de outras geometrias, sendo uma delas a geometria do táxi. Dessa forma, esta dissertação tem o objetivo de apresentar uma sequência didática que mostre aos estudantes da Educação Básica, de forma contextualizada, as geometrias existentes, bem como fazer comparações entre as geometrias euclidiana e do táxi. A sequência didática em questão é constituída em três atividades que possibilitam despertar o interesse dos alunos pelo estudo da distância do táxi até a consolidação do conceito de cônicas, passando pela construção e comparação das fórmulas relativas das distâncias euclidiana e do táxi. Toda a fundamentação teórica, desde o conceito de métrica, contexto histórico do surgimento da geometria do táxi e um material de apoio didático pedagógico está disponível para os professores, que transcreve cada uma das atividades com sugestões, objetivos e habilidades a serem trabalhadas com os estudantes.
[Download TCC]