Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CARLOS EDUARDO DE ARAUJO RODRIGUES PERES
UFU - Universidade Federal de Uberlândia - Uberlândia - MG
Dissertação
Título
Ensino de matemática como ferramenta para inclusão de crianças autistas no contexto escolar
Resumo
Neste estudo, promove-se a investigação a respeito da efetividade de algumas atividades matemáticas aplicadas a crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA). Em levantamento bibliográfico a respeito do tema, observou-se a baixa ocorrência de material que explora esse assunto. Assim, discorre-se de forma breve sobre o autismo e sobre as relações estabelecidas diante do ensino da Matemática ao público com essa condição. Além disso, é apresentado o Protocolo de Registro e Avaliação de Habilidades Matemáticas (PRAHM), bem como suas características e possibilidades de aplicação. A partir da avaliação fornecida por esse instrumento e fundamentado em alguns pressupostos teóricos (construção da autonomia do aluno, aproximação entre Matemática e cotidiano), foram selecionados treinamentos matemáticos que pudessem contribuir com a aprendizagem de alguns alunos com TEA na cidade de Itumbiara-GO. Fazendo uso de um estudo de caso, apresentam-se as observações e considerações a respeito da aplicação de quatro atividades assim nomeadas: a) Jogo da memória das formas geométricas; b) Monte seu prato; c) Minimercado; d) Jogo de tabuleiro das formas geométricas. Além do relato das vivências, são fornecidas diversas orientações metodológicas a respeito desses treinamentos, bem como disponibiliza-se material de alguns deles para futuras aplicações e/ou aprimoramentos.
[Download TCC]