Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MAYARA BRASIL CARVALHO GOMES
UFF - Universidade Federal Fluminense - Niterói - RJ
Dissertação
Título
Utilizando Materiais Concretos e o Modelo de Van Hiele para o Ensino de Quadriláteros no Ensino Fundamental
Resumo
Diversas pesquisas mencionam as dificuldades apresentadas por alunos na compreensão do conteúdo de Geometria na Educação Básica, devido à diversos fatores. Diante disso, é importante buscar formas de abordar o conteúdo que contribuam para a melhoria do ensino dessa importante área, sempre considerando o importante papel do professor. Nesse contexto, o presente trabalho apresenta uma proposta de atividades para ensino de quadriláteros construída para ser realizada com o apoio de materiais concretos e do Modelo de Visualização Geométrica de Van Hiele. Esta importante metodologia de ensino estrutura em níveis a compreensão geométrica dos alunos, assim como fornece orientações para reconhecimento e obtenção de cada um deles. A proposta de atividades é iniciada com uma atividade de revisão seguida de uma atividade para atingir o primeiro nível e uma para o segundo nível do modelo mencionado. Ao final, atividades foram aplicadas em duas turmas da rede pública de ensino, e seus resultados foram analisados mostrando que uma melhoria da aprendizagem dos alunos.
[Download TCC]
Recurso Educacional 1
Título
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ABORDAR A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS E O MODELO DE VAN HIELE PARA O ENSINO DE QUADRILÁTEROS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Veículo
Portal Educapes
Link
https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741864
[Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]