MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: CARLOS HENRIQUE DE CARVALHO

UFF - Universidade Federal Fluminense - Niterói - RJ

Dissertação

Título
Triângulo de Pascal e Análise Combinatória: Observando Padrões e Fazendo Conjecturas
Resumo
Este trabalho foi inspirado nos padrões observados numa churrascaria rodízio, onde tudo que é oferecido pelos garçons tem como respostas: Sim, por favor! ou Não, obrigado! O que isso tem a ver com análise combinatória? R.: Tudo. Pois, o “Sim = aceito” significa que o elemento pertence ao agrupamento e o “Não = não aceito” significa que o elemento não pertence ao agrupamento. Utilizando a ideia do sim e do não e o princípio multiplicativo construímos tabelas coloridas com verde (sim) e vermelho (não) para fazer com que os alunos percebam resultados importantes da análise combinatória, triângulo de Pascal e binômio de Newton sem o uso de fórmulas, ou seja, fazendo conjecturas a partir de padrões observados. Esperamos que o presente trabalho seja mais uma alternativa para o ensino desses conteúdos tão ricos e interessantes e, também, sirva para inspirar Professores a criarem alternativas para ensinar esses e outros conteúdos de Matemática.
[Download TCC]

Recurso Educacional 1

Título
PUZZLE DOS PADRÕES COMBINATÓRIOS
Veículo
Portal Educapes
Link
https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869542      [Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]