MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: FABIOLA PERRIM DE MELO MARTINS

UFV - Universidade Federal de Viçosa - Florestal - MG

Dissertação

Título
A modelagem matemática no ensino fundamental: uma proposta para o 8º ano
Resumo
Este estudo concentrou-se na ampliação do conhecimento sobre Modelagem Matemática, uma abordagem que busca conectar a Matemática formal com problemas reais enfrentados pelos alunos, com o objetivo de melhorar o ensino e a aprendizagem da disciplina. A questão principal investigada foi: Quais são as perspectivas, contribuições e limitações da Modelagem Matemática no 8º ano do Ensino Fundamental? Para responder a essa questão, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para examinar as concepções, processos, desafios e potencialidades dessa metodologia. Foram identificadas diversas abordagens sobre Modelagem Matemática. A perspectiva teórica adotada neste trabalho segue a proposta de Barbosa e Burak, que a apresentam como uma metodologia ou estratégia de ensino voltada principalmente para o processo de ensino-aprendizagem, mais do que para o modelo matemático em si. Em seguida, foi desenvolvida uma proposta de Modelagem Matemática com alunos de uma escola municipal em Belo Horizonte - MG, abordando o tema do desperdício de alimentos dentro da escola. O relato das atividades realizadas durante as etapas de Modelagem teve como objetivo explorar tanto a Matemática envolvida quanto as relações, desafios e resultados significativos encontrados. Observou-se que o papel mediador do professor pode ser determinante para o sucesso da Modelagem. De modo geral, concluiu-se que a Modelagem é uma ferramenta altamente valiosa no ensino da Matemática, pois incentivou investigações e despertou o interesse dos alunos em novas atividades.
[Download TCC]