Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FABIOLA PERRIM DE MELO MARTINS
UFV - Universidade Federal de Viçosa - Florestal - MG
Dissertação
Título
A modelagem matemática no ensino fundamental: uma proposta para o 8º ano
Resumo
Este estudo concentrou-se na ampliação do conhecimento sobre Modelagem
Matemática, uma abordagem que busca conectar a Matemática formal com
problemas reais enfrentados pelos alunos, com o objetivo de melhorar o ensino e a
aprendizagem da disciplina. A questão principal investigada foi: Quais são as
perspectivas, contribuições e limitações da Modelagem Matemática no 8º ano do
Ensino Fundamental? Para responder a essa questão, foi realizada uma pesquisa
bibliográfica para examinar as concepções, processos, desafios e potencialidades
dessa metodologia. Foram identificadas diversas abordagens sobre Modelagem
Matemática. A perspectiva teórica adotada neste trabalho segue a proposta de
Barbosa e Burak, que a apresentam como uma metodologia ou estratégia de ensino
voltada principalmente para o processo de ensino-aprendizagem, mais do que para
o modelo matemático em si. Em seguida, foi desenvolvida uma proposta de
Modelagem Matemática com alunos de uma escola municipal em Belo Horizonte -
MG, abordando o tema do desperdício de alimentos dentro da escola. O relato das
atividades realizadas durante as etapas de Modelagem teve como objetivo explorar
tanto a Matemática envolvida quanto as relações, desafios e resultados significativos
encontrados. Observou-se que o papel mediador do professor pode ser
determinante para o sucesso da Modelagem. De modo geral, concluiu-se que a
Modelagem é uma ferramenta altamente valiosa no ensino da Matemática, pois
incentivou investigações e despertou o interesse dos alunos em novas atividades.
[Download TCC]