Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CECILIA MARTINEZ VELHO
UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Três Lagoas - MS
Dissertação
Título
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE SISTEMAS LINEARES NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
A ideia central neste trabalho foi analisar o tema Metodologias Ativas, suas aplicações
em sala de aula, quais são os objetivos e apresentar alguns exemplos relacionados. Os conceitos
das Metodologias Ativas foram aplicados para um tema específico do ensino fundamental, a
saber, Sistemas Lineares. Elaboramos uma sequência didática com a aplicação de algumas
Metodologias Ativas em atividades de Sistemas Lineares para o ensino fundamental, tais como
atividades de desafios com figuras (linguagem pictórica), jogos com planos cartesianos,
resolução de problemas com Sistemas Lineares fazendo uso de linguagem algébrica e
representação geométrica com auxílio do software Geogebra.
Fazendo uma pesquisa rápida pelo site do Profmat sobre dissertações relacionadas a
Metodologias Ativas, percebemos que há 18 dissertações que contém “Metodologias Ativas” e
5 dissertações que contém “Metodologia Ativa” em seus títulos, num total de 6.608 registros
até a data de 03 de setembro de 2022. Atualmente esse tema é constantemente abordado em
orientações técnicas oferecidas pela diretoria de ensino de Araçatuba - SP e nas formações
oferecidas pela secretaria de educação do Estado de São Paulo, logo percebemos que embora
as Metodologias Ativas não sejam algo novo, elas têm sido bastante utilizadas.
Esse trabalho foi aplicado em uma turma de 9º ano do ensino fundamental de uma escola
estadual de Araçatuba – SP, no 2º bimestre de 2022, porém não pudemos concluir os resultados,
pois durante a aplicação houve um surto de covid 19 e muitos estudantes faltaram, atrapalhando
a sequência e os resultados.
[Download TCC]