MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: CECILIA MARTINEZ VELHO

UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Três Lagoas - MS

Dissertação

Título
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE SISTEMAS LINEARES NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
A ideia central neste trabalho foi analisar o tema Metodologias Ativas, suas aplicações em sala de aula, quais são os objetivos e apresentar alguns exemplos relacionados. Os conceitos das Metodologias Ativas foram aplicados para um tema específico do ensino fundamental, a saber, Sistemas Lineares. Elaboramos uma sequência didática com a aplicação de algumas Metodologias Ativas em atividades de Sistemas Lineares para o ensino fundamental, tais como atividades de desafios com figuras (linguagem pictórica), jogos com planos cartesianos, resolução de problemas com Sistemas Lineares fazendo uso de linguagem algébrica e representação geométrica com auxílio do software Geogebra. Fazendo uma pesquisa rápida pelo site do Profmat sobre dissertações relacionadas a Metodologias Ativas, percebemos que há 18 dissertações que contém “Metodologias Ativas” e 5 dissertações que contém “Metodologia Ativa” em seus títulos, num total de 6.608 registros até a data de 03 de setembro de 2022. Atualmente esse tema é constantemente abordado em orientações técnicas oferecidas pela diretoria de ensino de Araçatuba - SP e nas formações oferecidas pela secretaria de educação do Estado de São Paulo, logo percebemos que embora as Metodologias Ativas não sejam algo novo, elas têm sido bastante utilizadas. Esse trabalho foi aplicado em uma turma de 9º ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Araçatuba – SP, no 2º bimestre de 2022, porém não pudemos concluir os resultados, pois durante a aplicação houve um surto de covid 19 e muitos estudantes faltaram, atrapalhando a sequência e os resultados.
[Download TCC]