Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: EDELCIO LOURENCO DE PAULA BORGES MENEZES
UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Três Lagoas - MS
Dissertação
Título
PRODUTO DE NÚMEROS INTEIROS: UMA PROPOSTA DE ENSINO
Resumo
Esta dissertação investiga possibilidades didáicas para o ensino da
multiplicação de números inteiros, destacando o potencial das atividades ao
ar livre e dos jogos de cartas como ferramentas educacionais eficazes. O
estudo busca explorar como a combinação de aprendizado ao ar livre e
abordagens lúdicas podem melhorar o entendimento e a aprendizagem dos
conceitosmatemáticos pelos alunos. No contexto de atividades ao ar livre, o
foco está na criação de ambientes saudáveis de aprendizado que fujam do
ambiente delimitado pelas quatro paredes da sala de aula convencional. Assim,
o uso de jogos de cartas como instrumento lúdico baseia-se na ideia de que o
engajamento emocional e a diversão promove a aprendizagem significativa.
Esses jogos estimulam a aplicação prática dos conceitos matemáticos, o
desenvolvimento do raciocínio estratégico e a colaboração entre os estudantes.
Foi desenvolvido a implementação de atividades ao ar livre e jogos de cartas,
acompanhada da análise do desempenho dos alunos e de suas percepções
sobre as abordagens utilizadas. Os resultados indicam que a integração de
elementos lúdicos e o aprendizado ao ar livre contribuem significativamente
para um maior entendimento da multiplicação de números inteiros. Os alunos
relataram um aumento do interesse pelo conteúdo, uma consolidação na
retenção do conhecimento e uma maior confiança em suas habilidades
matemáticas.
[Download TCC]