MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: EDELCIO LOURENCO DE PAULA BORGES MENEZES

UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Três Lagoas - MS

Dissertação

Título
PRODUTO DE NÚMEROS INTEIROS: UMA PROPOSTA DE ENSINO
Resumo
Esta dissertação investiga possibilidades didáicas para o ensino da multiplicação de números inteiros, destacando o potencial das atividades ao ar livre e dos jogos de cartas como ferramentas educacionais eficazes. O estudo busca explorar como a combinação de aprendizado ao ar livre e abordagens lúdicas podem melhorar o entendimento e a aprendizagem dos conceitosmatemáticos pelos alunos. No contexto de atividades ao ar livre, o foco está na criação de ambientes saudáveis de aprendizado que fujam do ambiente delimitado pelas quatro paredes da sala de aula convencional. Assim, o uso de jogos de cartas como instrumento lúdico baseia-se na ideia de que o engajamento emocional e a diversão promove a aprendizagem significativa. Esses jogos estimulam a aplicação prática dos conceitos matemáticos, o desenvolvimento do raciocínio estratégico e a colaboração entre os estudantes. Foi desenvolvido a implementação de atividades ao ar livre e jogos de cartas, acompanhada da análise do desempenho dos alunos e de suas percepções sobre as abordagens utilizadas. Os resultados indicam que a integração de elementos lúdicos e o aprendizado ao ar livre contribuem significativamente para um maior entendimento da multiplicação de números inteiros. Os alunos relataram um aumento do interesse pelo conteúdo, uma consolidação na retenção do conhecimento e uma maior confiança em suas habilidades matemáticas.
[Download TCC]