MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ROSEANA PEREIRA DE SOUZA

UFES - Universidade Federal do Espírito Santo - Vitória - ES

Dissertação

Título
OS IMPACTOS DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA - PROFMAT/UFES NA PRÁTICA PROFISSIONAL DE SEUS EGRESSOS
Resumo
A qualificação do professor é um fator importante para o sucesso educacional e desenvolvimento dos estudantes. A importância da qualificação do professor abrange diversos aspectos e desempenha um papel fundamental em vários níveis do sistema educacional. Tomamos como objeto para este trabalho a investigação dos possíveis impactos na vida profissional potencialmente experimentados por parte dos egressos do PROFMAT/UFES após a conclusão de seu curso de mestrado. Os objetivos da pesquisa foram evidenciar os impactos que o PROFMAT/UFES pôde proporcionar na carreira e na vida pessoal dos seus egressos, assim como compreender as contribuições dos egressos para a melhoria da educação básica do estado do Espírito Santo. Com a intenção de cumprir com os objetivos desta pesquisa, nos aprofundamos sobre o assunto teórico que embasa este estudo: a Estatística. Apresentamos uma fundamentação teórica sobre a estatística descritiva, a teoria da probabilidade e a estatística de inferência. Elaboramos e aplicamos junto aos egressos (período de 2013 a 2022) do PROFMAT/UFES um questionário on-line através do Google Forms1 e ainda fizemos um levantamento dos resultados dos estudantes capixabas no site da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP. Com os dados coletados e a base teórica firmada, conseguimos analisar e discutir os resultados da pesquisa que apontaram para uma avaliação positiva dos possíveis impactos causados pela formação no PROFMAT/UFES na qualificação profissional dos egressos e no desempenho de seus alunos. Através do estudo da estatística de inferência, foi possível aplicar um teste de hipóteses para média com variância populacional desconhecida à amostra de egressos selecionada e assim inferir o resultado a toda população de egressos. Por fim, destacamos a influência do egresso nos resultados alcançados pelos estudantes na OBMEP dos municípios onde eles atuam. Nas considerações finais, deixamos algumas reflexões sobre o que a pesquisa nos revelou, sugestões, críticas e elogios à coordenação e colegiado do PROFMAT/UFES, instruções aos futuros discentes e um alerta aos governos sobre dar condições dignas para o professor buscar qualificação profissional e conseguir se dedicar aos estudos do curso.
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