Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ALEX DENI ALVES
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis - SC
Dissertação
Título
Teorema de Pitágoras: uma proposta de ensino-aprendizagem com o uso de Rotação por Estações
Resumo
Neste trabalho, apresentamos uma proposta de ensino para o Teorema de Pitágoras com o uso de metodologias ativas. Esta proposta foi elaborada na perspectiva do modelo de Rotação por Estações, e o uso das tecnologias digitais foi contemplado em todas as estações de aprendizagem. Além disso, foi utilizada a plataforma Google Forms como recurso tecnológico para o desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem que possibilitasse a aplicação da nossa proposta de ensino em sala de aula, e permitisse ao aluno acessá-lo em casa para rever as atividades desenvolvidas e resolver outros exercícios e desafios com resposta automática. Destacamos que a aplicação de nossa proposta de ensino em sala de aula apresentou resultados favoráveis, uma vez que o modelo de rotação por estações contribuiu significativamente para o aprendizado do Teorema de Pitágoras e promoveu uma aula mais dinâmica, interativa e com maior engajamento. Além disso, observou-se que os alunos apresentaram uma melhora considerável na cooperação, autonomia, proatividade e colaboração em grupo. Outrossim, diante dos resultados positivos apresentados, surgiram perspectivas futuras de continuidade do nosso trabalho no contexto do uso das tecnologias digitais e do modelo de rotação por estações para novas propostas de ensino-aprendizagem de matemática.
[Download TCC]