Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: KARINA GOMEZ PACHECO
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis - SC
Dissertação
Título
Resolução de sistemas de equações lineares: o pensamento computacional no escalonamento da matriz ampliada.
Resumo
Neste trabalho, investigamos o pensamento computacional como uma ferramenta para
a resolução de problemas. A pesquisa se concentrou em como a Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) aborda o pensamento computacional em suas competências e habilidades, bem como na inserção desse tema na formação de professores, tanto inicial quanto
continuada. Além disso, examinamos como os livros didáticos aprovados pelo Programa
Nacional do Livro Didático (PNLD) para o ensino médio tratam da resolução de sistemas
de equações lineares e se há alguma relação com o pensamento computacional. Observou-se
uma lacuna na abordagem dos sistemas lineares nos livros didáticos, especificamente na
ausência do método do escalonamento de matrizes. Como resultado escrevemos, a partir
do método de Gauss-Jordan, uma fluxograma para auxiliar os estudantes nesse processo,
além de dois materiais didáticos: um destinado ao professor e outro ao estudante.
[Download TCC]