Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LILIANE NICOLA
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis - SC
Dissertação
Título
Explorando o jogo Escova no ensino de Matemática
Resumo
Utilizando como recurso um jogo de baralho denominado Escova de Quinze, o objetivo
deste trabalho é explorar suas potencialidades no Ensino de Matemática nos anos
finais do Ensino Fundamental. Ao olhar sobre os desafios da educação que vão além
do ensino e aprendizagem, pretende-se dar significado ao uso de jogos na sala de
aula, tornando os mais que um instrumento motivador. Nesse sentido, este trabalho
irá construir um referencial à luz da Educação Matemática sobre as metodologias de
Uso de Jogos na sala de aula e Investigação Matemática, utilizando-as como embasamento teórico para fundamentar a prática docente. Refletindo sobre os apontamentos
metodológicos, criou-se um produto educacional, com adaptações autorais do Jogo
Escova, no qual são exploradas cinco dinâmicas sobre o ensino da unidade de Números. A construção do material tem por objetivo servir de apoio ao professor que poderá
utilizá-lo para suprir lacunas de aprendizagem ou explorar novos conceitos, tornando
o estudante protagonista. Neste sentido construiu-se um site para disponibilizar as
dinâmicas junto com tópicos referentes a metodologia. As atividades serão alinhadas
com as habilidades da Base Nacional Comum Curricular. Espera-se que as atividades utilizando jogos sejam aliados do docente na busca por diminuir a distância que
existe entre a Matemática e os estudantes, colaborando para uma aprendizagem mais
significativa.
[Download TCC]