MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: TIAGO CARDOSO FERRAZ

UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis - SC

Dissertação

Título
A Inserçãoo do Role Playing Games no Ensino da Matemática: uma aplicação em sala de aula
Resumo
O uso de jogos tem se revelado uma ferramenta poderosa e eficaz no ensino da matemática, pois proporciona uma abordagem divertida e estimulante que engaja os alunos de maneira significativa. Neste trabalho, é apresentada a criação e a aplicação de um jogo de Role Playing Games (RPG) chamado M¨obias e os desafios matem´aticos, onde foi aplicado para estudantes da Escola de Educação Básica Governador Ivo Silveira, Palhoça - SC. Para validar o jogo e complementar esta dissertação, foram utilizados dois instrumentos de pesquisa: o EGameFlow e o Player Experience of Need Satisfaction (PENS). Os resultados obtidos mostraram, de forma geral, indícios de que o jogo foi excelente e que os estudantes conseguiram aprender matem´atica de forma interativa, autônoma e imersiva durante o tempo de jogo. Além disso, os dois instrumentos foram submetidos a uma avaliação de confiabilidade e validade. Ambos se mostraram altamente confiáveis, com valores de coeficiente alfa de Cronbach acima de 0,82 e valores de ômega de McDonald acima de 0,91. A validação foi realizada por meio da Análise Fatorial, sendo que o instrumento EGameFlow apresentou a mesma quantidade de fatores que o questionário original, enquanto o instrumento PENS precisou passar de 4 para 5 fatores. Por fim, foi feita a simulação computacional do jogo através do software Octave para verificar algumas características e comportamentos do jogo. Os resultados demonstraram um equilíbrio nas regras do jogo em relação às vitórias entre as equipes, sendo que a vitória depender à principalmente das habilidades do jogador, já que o jogo não favorece nenhuma das equipes.
[Download TCC]