MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ALLAN VICTOR SOARES DA PAZ PEREIRA

IFSP - Instituto Federal de São Paulo - São Paulo - SP

Dissertação

Título
Proposta de uma sequência didática para aulas de educação financeira no ensino básico a partir dos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica
Resumo
A educação financeira permite ao docente trabalhar com diversos temas e problemas da matemática de forma contextualizada, além de estimular reflexões que, possivelmente, poderiam auxiliar os cidadãos munidos desses conhecimentos a tomarem decisões financeiras de forma consciente. Portanto, torna-se relevante estimular a educação financeira nas escolas, promovendo uma visão crítica sobre a tomada de decisão em compras, negociações de produtos, moedas e serviços e o uso da tecnologia como ferramenta de aprendizagem. O procedimento metodológico utilizado foi a pesquisa bibliográfica em livros, artigos, dissertações de mestrado e teses de doutorado dedicadas à educação financeira e o Currículo da Cidade do Município de São Paulo. Como principal resultado, construiu-se uma sequência de atividades em educação financeira para os anos finais do ensino fundamental, com base nos pressupostos da Teoria das Aprendizagens Significativas Críticas (TASC).
[Download TCC]