MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANA PAULA MENDES DA SILVA ROSCHEL

IFSP - Instituto Federal de São Paulo - São Paulo - SP

Dissertação

Título
A TEORIA DE VAN HIELE E O ENSINO DA GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS: CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS
Resumo
A presente dissertação tem por objetivo, analisar a abordagem do conceito de congruência de triângulos contido nos livros de Matemática de 8° ano do Ensino Fundamental anos finais selecionados por nós em nosso trabalho, e, sugerir estratégias que colaborem para que o processo de aprendizagem se dê de forma mais significativa. Nossa pesquisa aborda o conceito de Congruência de Triângulos no Ensino Fundamental anos finais, mais precisamente no 8° ano, em dois livros didáticos distribuídos no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2024 e no livro Matemática e Realidade utilizado em minha prática como referência. A contribuição pretendida compõe-se de estratégias que visam colaborar com o desenvolvimento do pensamento geométrico dos alunos pautados na Teoria de Van Hiele. Para fundamentar a pesquisa, trazemos tanto a história da Geometria no Brasil, quanto a sua importância, observada em documentos oficiais brasileiros, assim como apresentamos a teoria de Van Hiele, cuja proposta discorre sobre o desenvolvimento do pensamento geométrico.
[Download TCC]