Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CAMILA FABIANE NUNES DOS SANTOS
IFSP - Instituto Federal de São Paulo - São Paulo - SP
Dissertação
Título
MENTALIDADES MATEMÁTICAS: saber matemática não é um dom
Resumo
Mitos sobre a matemática e sua aprendizagem afastam dessa área as pessoas que
não acreditam ter dom para a disciplina. Frequentemente, a matemática é percebida
como uma disciplina complexa, abstrata e desconectada da realidade. Por outro lado,
indivíduos que têm facilidade para operar com números grandes ou fazer cálculos
mentais com agilidade são pessoas reconhecidas como geniais, brilhantes,
agraciadas com um cérebro especial. O presente trabalho busca contribuir para
desmistificar concepções equivocadas acerca da matemática e promover sua
compreensão como resultado da ação humana, moldada e aprimorada por influências
sociais e culturais. A pesquisa se divide em duas partes. A primeira etapa é teórica e
envolve pesquisa bibliográfica sobre as principais correntes filosóficas da matemática,
com base nas obras dos autores Reuben Hersh, Jairo José da Silva, Ole Ravn e Ole
Skovsmose. A segunda etapa é qualitativa e inclui as análises das narrativas de
professores que aplicam a abordagem Mentalidades Matemáticas, de Jo Boaler, em
suas práticas de ensino. A interpretação das narrativas contou com o método de
pesquisa qualitativa de Catherine Riessman, a Análise da Narrativa. A partir das
discussões, a pesquisa destaca a necessidade de intervenções educacionais, como
as propostas por Boaler, que superem crenças obsoletas e estereótipos relacionados
à matemática e promovam uma visão mais inclusiva e positiva da matemática, como
uma disciplina acessível a todos. Finalmente, a pesquisa conclui que o aprendizado
matemático não é um dom, mas uma habilidade humana que todos podem
desenvolver, com o apoio adequado.
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