MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: CAMILA FABIANE NUNES DOS SANTOS

IFSP - Instituto Federal de São Paulo - São Paulo - SP

Dissertação

Título
MENTALIDADES MATEMÁTICAS: saber matemática não é um dom
Resumo
Mitos sobre a matemática e sua aprendizagem afastam dessa área as pessoas que não acreditam ter dom para a disciplina. Frequentemente, a matemática é percebida como uma disciplina complexa, abstrata e desconectada da realidade. Por outro lado, indivíduos que têm facilidade para operar com números grandes ou fazer cálculos mentais com agilidade são pessoas reconhecidas como geniais, brilhantes, agraciadas com um cérebro especial. O presente trabalho busca contribuir para desmistificar concepções equivocadas acerca da matemática e promover sua compreensão como resultado da ação humana, moldada e aprimorada por influências sociais e culturais. A pesquisa se divide em duas partes. A primeira etapa é teórica e envolve pesquisa bibliográfica sobre as principais correntes filosóficas da matemática, com base nas obras dos autores Reuben Hersh, Jairo José da Silva, Ole Ravn e Ole Skovsmose. A segunda etapa é qualitativa e inclui as análises das narrativas de professores que aplicam a abordagem Mentalidades Matemáticas, de Jo Boaler, em suas práticas de ensino. A interpretação das narrativas contou com o método de pesquisa qualitativa de Catherine Riessman, a Análise da Narrativa. A partir das discussões, a pesquisa destaca a necessidade de intervenções educacionais, como as propostas por Boaler, que superem crenças obsoletas e estereótipos relacionados à matemática e promovam uma visão mais inclusiva e positiva da matemática, como uma disciplina acessível a todos. Finalmente, a pesquisa conclui que o aprendizado matemático não é um dom, mas uma habilidade humana que todos podem desenvolver, com o apoio adequado.
[Download TCC]