Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FABIANA GUIMARAES RODRIGUES
IFSP - Instituto Federal de São Paulo - São Paulo - SP
Dissertação
Título
O Ensino da Estatística por meio de Números-Índices: Uma análise com foco no IPC-FIPE
Resumo
Os profissionais da Educação buscam constantemente estratégias diferenciadas que tornem o ensino mais atrativo e significativo aos alunos. Este estudo
é resultado de uma investigação sobre como a metodologia de cálculo de um Número Índice poderia contribuir como ferramenta de aprendizagem da Estatística. O principal objetivo deste projeto consiste em analisar como é possível ensinar Estatística, baseando-se nas habilidades sugeridas pela Base Nacional Comum Curricular, e utilizando o Número-Índice a fim de proporcionar uma aprendizagem mais efetiva. O Número-Índice adotado foi o índice de preços ao consumidor, referência para a determinação periódica da inflação. Foi realizada uma pesquisa sobre as principais características de alguns
índices de preços ao consumidor vigentes. Dentre as opções estudadas, optamos por aprofundar a investigação em relação ao Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, já que este trabalha com uma amostra mais representativa da população. Fundamentados, então, pela Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica de Moreira, estruturamos uma atividade de pesquisa a ser desenvolvida em sala de aula, utilizando a metodologia de cálculo do índice de preços, para promover a aprendizagem da Estatística e associá-la a um tema de relevância para os alunos. Ao desenvolver a proposta de ensino, foi possível estabelecer conexões importantes entre a metodologia do Número-Índice utilizado e as habilidades esperadas para o Ensino da Estatística, como, por exemplo, a análise amostral, as representações gráficas, o cálculo das medidas de tendência central e as medidas de dispersão. Algumas modificações foram necessárias para adequar a metodologia à realidade da sala de aula, mas sem descaracterizar os procedimentos adotados
originalmente. Desse modo, este estudo contribui não apenas para uma melhor compreensão sobre a metodologia utilizada por um Número-Índice, mas,
principalmente, como um facilitador para o trabalho do professor que busca ferramentas práticas as quais tornem suas aulas mais dinâmicas, interessantes e
significativas.
[Download TCC]