MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: VICENTE LOURENCO GONCALVES

IFSP - Instituto Federal de São Paulo - São Paulo - SP

Dissertação

Título
CARDINALIDADE DE CONJUNTOS INFINITOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
O presente trabalho trata da cardinalidade de conjuntos infinitos, com enfoque para a Educação Básica. Uma vez identificada, a frequente dificuldade dos alunos do Ensino Fundamental II e Médio em entenderem as cardinalidades dos conjuntos infinitos, principalmente quando comparamos conjuntos como os ℕ, ℤ, ℚ e ℝ, a confusão da noção de cardinalidade com a de inclusão, além das dificuldades enfrentadas pelos docentes ao abordarem este tema em suas aulas de matemática do ensino básico, tomamos como objetivo principal criar algumas tarefas para auxiliar professores e alunos nesta abordagem. Baseados em uma abordagem histórica e nos referenciais teóricos das situações didáticas de Brousseau, elaboramos uma sequência didática, como proposta para tentar ajudar os professores de matemática a tratarem as cardinalidades de conjuntos infinitos com seus alunos na Educação Básica. Nesta sequência sugerimos quatro tarefas que abordam conjuntos finitos e mais quatro que exploram conjuntos infinitos, especialmente a noção de cardinalidade.
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