Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: VICENTE LOURENCO GONCALVES
IFSP - Instituto Federal de São Paulo - São Paulo - SP
Dissertação
Título
CARDINALIDADE DE CONJUNTOS INFINITOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
O presente trabalho trata da cardinalidade de conjuntos infinitos, com enfoque
para a Educação Básica.
Uma vez identificada, a frequente dificuldade dos alunos do Ensino
Fundamental II e Médio em entenderem as cardinalidades dos conjuntos infinitos,
principalmente quando comparamos conjuntos como os ℕ, ℤ, ℚ e ℝ, a confusão da
noção de cardinalidade com a de inclusão, além das dificuldades enfrentadas pelos
docentes ao abordarem este tema em suas aulas de matemática do ensino básico,
tomamos como objetivo principal criar algumas tarefas para auxiliar professores e
alunos nesta abordagem.
Baseados em uma abordagem histórica e nos referenciais teóricos das
situações didáticas de Brousseau, elaboramos uma sequência didática, como
proposta para tentar ajudar os professores de matemática a tratarem as
cardinalidades de conjuntos infinitos com seus alunos na Educação Básica. Nesta
sequência sugerimos quatro tarefas que abordam conjuntos finitos e mais quatro que
exploram conjuntos infinitos, especialmente a noção de cardinalidade.
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