Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ADRIANA GOMES TEIXEIRA
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA
Dissertação
Título
OS JOGOS DIGITAIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este trabalho tem como objetivo propor um Produto Educacional que se compõe de sequências didáticas, constituídas por Jogos Digitais Educativos, para serem utilizadas nas aulas de Matemática. A construção do Produto Educacional se deu por meio de uma experiência com o uso de tecnologias móveis e de um jogo digital educativo “Futebol de Tabuadas” nas aulas de Matemática numa turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Caetité- Bahia. A importância desse estudo se dá pelas reflexões sobre a importância da inserção dos jogos digitais educativos como recurso potencializador no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que essas tecnologias fazem parte do cotidiano da maioria dos estudantes. A estratégia metodológica embasou-se na revisão bibliográfica acerca do assunto de tecnologias, do conceito e das concepções históricas de jogo eletrônico/ digital e as implicações e reflexões do uso de jogos no contexto de ensino, particularmente da componente Matemática. Em seguida houve a análise dos dados oriundos da aplicação prática do Jogo Digital Educativo, que subsidiou a importância do uso do recurso como potencializador da prática pedagógica do processo de ensino-aprendizagem. Com a realização desse trabalho, pode-se perceber que os jogos digitais educativos tendem a contribuir para uma prática pedagógica enriquecedora e capaz de proporcionar a interação e cooperação entre os alunos, promovendo a construção do conhecimento e letramento matemático.
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