MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: CLAUDIO TENORIO DA SILVA

UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA

Dissertação

Título
PRODUÇÃO DE VÍDEOS POR ALUNOS DO 8º ANO E SUAS CONTRIBUIÇÕESNO ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS
Resumo
Percebendo-se que o uso do celular entre os estudantes e a interação destes com vídeos aumentaram de modo significativo devido à necessidade das aulas de forma remota, decidimos que o celular seria utilizado como uma ferramenta educacional nas mãos destes, com a finalidade de produzir vídeos que discutissem conhecimentos matemáticos adquiridos em sala de aula e aplicados no cotidiano, e também promover o aprimoramento dos alunos com o uso deste instrumento. Este estudo buscou investigar a produção de vídeos e demonstrar a utilização prática da matemática como proposta pedagógica para o aprimoramento do conhecimento dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública da cidade de Pedra Azul – MG. Para isso, a aplicação do trabalho se deu por três semanas, em um projeto de produção matemática trabalhado em vídeos, que fora separado em cinco etapas (o convite, divisão dos grupos, reunião com as equipes, entrega do material, e feedback). Em análise geral dos vídeos produzidos pelos estudantes, a aplicação dos métodos de edição foram bem diversificadas para a produção do material, mesmo quando se tratava de assuntos semelhantes. Do mesmo modo, ocorreu na forma de apresentar/explicar o tema escolhido, situação-problema e local de gravação. Neste ponto, a criatividade dos estudantes foi além das expectativas. Os alunos retornaram com maior domínio da disciplina e, pelos depoimentos, uma grande interação entre os componentes das equipes. A inovação em sala de aula instiga o aluno ao estudo e o desafia, podendo tornar a matemática mais interessante. A proposta de produção de vídeos por alunos do 8º ano e suas contribuições no ensino e aprendizado de conteúdos matemáticos não trouxe apenas o exercício do ensino clássico, mas pode preparar os alunos aos futuros desafios.
[Download TCC]