Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MATEUS SOUZA DE OLIVEIRA
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA
Dissertação
Título
Sequência Didática para Contextualização do Ensino de Função Afim por Partes: adaptação das questões dos livros didáticos
Resumo
As abordagens dos livros didáticos de Matemática para o Novo Ensino Médio constituem uma temática que suscita diversas discussões. Nesse contexto, o objetivo geral deste trabalho foi compreender as estratégias e os procedimentos matemáticos relacionados ao ensino de Funções definidas por mais de uma sentença, presentes nos livros didáticos disponibilizados pelo PNLD 2021 – Objeto 2, com ênfase nas possíveis situações reais. Para alcançar esse objetivo, foram delineados três apontamentos teóricos que sustentam esta pesquisa e os demais objetivos. O primeiro enfatiza a contextualização do saber matemático; o segundo aborda o ensino de Funções com a exploração dos fatos históricos, aspectos pedagógicos e abstratos, além do objeto matemático em questão; o terceiro explora o livro didático com foco na sua relevância e aquisição, bem como nas orientações da BNCC. Dada a complexidade desse fenômeno, optou-se pelo desenvolvimento de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. O estudo envolveu a análise de seis volumes, cada um pertencente a uma das seis coleções selecionadas através de critérios de escolha e exclusão previamente planejados. Para a análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo difundida por Bardin. Essa análise foi essencial para a produção de uma sequência didática com foco no ensino de Função afim por partes de forma contextualizada, composta por questões selecionadas e adaptadas dos livros analisados. Os resultados revelam que o conteúdo de Funções definidas por mais de uma sentença ainda não é considerado uma temática relevante para a maioria dos autores e editores responsáveis pela elaboração dos livros. As abordagens iniciais adotadas nos exemplares demonstram contribuir efetivamente para a apropriação de conceitos matemáticos sem a necessidade do rigor matemático de forma imediata. No entanto, os resultados também evidenciam que praticamente todos os volumes ainda priorizam atividades técnicas e repetitivas. Isso indica a necessidade de ampliar a abordagem
do conteúdo de Funções definidas por mais de uma sentença, incorporando uma maior contextualização e diversidade de estratégias para o ensino da Matemática.
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