MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MILENA BARROS SOUZA

UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA

Dissertação

Título
O USO DO SOFTWARE AUTOCAD NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA, NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Este estudo buscou analisar a eficácia da abordagem de ensino de geometria, com foco na integração do software AutoCAD como ferramenta educacional, no contexto do Ensino Médio. A pesquisa foi conduzida em um Colégio da Polícia Militar (CPM) e adotou uma abordagem qualitativa. Embasada nas contribuições de Bassanezi para a modelagem matemática e nas percepções de Lorenzato acerca do ensino de geometria, a metodologia abrangeu as etapas de modelagem matemática: experimentação, abstração, resolução, validação e modificação, com o software AutoCAD desempenhando uma função essencial. A professora-pesquisadora desempenhou um papel de mediadora, orientando os alunos em cada etapa e enfatizando sua relevância no contexto da arquitetura. Essa abordagem envolveu ativamente os alunos, desafiando-os a desempenhar um papel ativo na construção do conhecimento. Os resultados deste estudo indicam que a integração do AutoCAD como recurso educacional proporcionou uma experiência palpável aos alunos, permitindo-lhes aplicar conceitos geométricos de forma concreta e significativa em situações do mundo real. Além disso, essa abordagem estimulou o desenvolvimento de habilidades analíticas, criativas e de resolução de problemas, consolidando uma compreensão mais profunda da geometria e sua aplicação no contexto da arquitetura.
[Download TCC]