MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ALEXANDER SEREJO SANTOS

UFCAT - Universidade Federal de Catalão - Catalão - GO

Dissertação

Título
O USO DO LOGISIM PARA O ENSINO DE LÓGICA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Resumo
O ensino e a aprendizagem dos conteúdos da disciplina de Matemática são considerados difíceis por professores e alunos, respectivamente, devido a diversos mitos que têm sido repassados historicamente e a falta de inserção do uso de tecnologias digitais ou outras metodologias para auxiliar a metodologia tradicional em sala de aula. Diante disso, têm sido introduzidas novas metodologias de ensinar a disciplina para que os alunos não só percam o medo que sentem dela, mas também aprendam efetivamente e tenham mais interesse na aprendizagem de Matemática. Uma dessas novidades, já nem tão recente, é o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação na sala de aula, para que o ambiente educativo seja mais criativo e estimulante e o professor atue como mediador das atividades que levam ao conhecimento e não apenas alguém que o transmite aos alunos. Essas tecnologias abriram caminho para que o ensino de Lógica, um conceito milenar, voltasse a fazer parte das aulas de Matemática, com a contribuição de ferramentas tecnológicas. O objetivo geral deste estudo foi produzir uma sequência didática, a fim de auxiliar professores e alunos no ensino de Lógica Matemática, com o uso do software educacional LOGISIM. Os objetivos específicos foram: desenvolver um modelo que os professores da Educação Básica possam aplicar no ensino de Lógica Matemática; instigar a reflexão das vantagens da aplicação de metodologias ativas no ensino da Matemática; provocar nos professores o desejo de criar novas ideias para uso deste software e de outros métodos em suas aulas, inserindo o ensino da Matemática em uma perspectiva mais atual, utilizando ferramentas tecnológicas que são comuns ao cotidiano dos alunos. Trata-se de pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, onde é proposto o uso de uma sequência didática, composta por sete aulas, onde os alunos aprendam a executar comandos lógicos no software, que podem ser usados em algum momento de seu futuro profissional. As aulas apresentam ilustrações do que deve ser executado pelos alunos, o material necessário e sugestão de avaliação, incluindo um modelo de questionário, de forma que qualquer professor de Matemática possa apresenta-las para os seus alunos da Educação Básica, especialmente no Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Acredita-se, dessa forma, que o ensino de Lógica Matemática possa contribuir de maneira relevante para que os alunos tenham uma nova visão do ensino de Matemática e usem esse conhecimento em sua área profissional cuja tendência é tornar-se cada vez mais importante, que é a de Tecnologia da Informação.
[Download TCC]