Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DAIELE CRISTINE PEREIRA RODRIGUES
UFCAT - Universidade Federal de Catalão - Catalão - GO
Dissertação
Título
UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO GEOGEBRA COMO RECURSO DE ENSINO DE FATORAÇÃO
Resumo
Esta pesquisa possui como temática a utilização do software GeoGebra como recurso didático para o ensino do conteúdo de fatoração. A temática surgiu a partir das experiências profissionais da pesquisadora com relação às dificuldades enfrentadas no ensino de Matemática, mais especificamente da fatoração. O objetivo principal consistiu em construir uma proposta de ensino no formato de sequência didática, por meio do GeoGebra, no estudo da fatoração nos anos finais do Ensino Fundamental, visando compreender possibilidades pedagógicas deste recurso educacional para o processo de ensino e aprendizagem. Como questão de pesquisa buscou-se compreender potencialidades e limitações que essa ferramenta evidencia para favorecer a construção do conhecimento algébrico e geométrico. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa exploratória. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico, que trouxe meios para a construção de embasamento teórico necessário nas fases posteriores. A estratégia da resolução e formulação de problemas foi escolhida para nortear as ações propostas na sequência didática. A partir das atividades elaboradas, observou-se como o GeoGebra pode ser um mecanismo auxiliar para o ensino e a aprendizagem da fatoração. Dessa forma, foi possível concluir que a implantação de tecnologias digitais aos mais diversos conteúdos da Matemática, não deixando de lado os métodos tradicionais, mas os imbuindo de novas possibilidades, pode tornar o ensino da área mais satisfatório para os envolvidos.
[Download TCC]