MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: FABRICIO BERIGO DE PAIVA

UFCAT - Universidade Federal de Catalão - Catalão - GO

Dissertação

Título
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOMÉTRICO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO COM O GEOGEBRA
Resumo
A pesquisa visa o uso de tecnologias digitais no ensino de Matemática com o GeoGebra no Ensino Médio. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e participativa e foi desenvolvida como Itinerário Formativo na eletiva Construções Geométricas na Vida Cotidiana, com o objetivo de identificar ações Construcionistas na construção do conhecimento geométrico para refletir sobre as produções dos estudantes em atividades desenvolvidas com GeoGebra em uma turma eletiva composta por alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio, na qual foram analisadas algumas construções dos alunos selecionadas pelo pesquisador, Visando responder a seguinte pergunta: Como o GeoGebra contribuiu para o processo de construção dos conhecimentos dos estudantes? Baseando no Construcionismo, criado por Papert, pois o aluno constrói o seu conhecimento utilizando-se de meios que o estimule e que guardam significado. Observa-se Valente precursor do Construcionismo que criou o ciclo da aprendizagem que posteriormente originou a espiral da aprendizagem, destaca a importância de o aluno fazer “colocar a mão na massa” na qual através da experimentação da sua autonomia e da criatividade descobrirá conceitos e conjecturas. Foi desenvolvida baseada na observação dos participantes em três momentos: Primeiro momento: apresentação do site e da comunidade do GeoGebra, além dos procedimentos necessários para instalação do programa nos computadores e celulares. Segundo momento: apresentação de suas funcionalidades básicas e foram feitas atividades com construções geométricas básicas com finalidade de ensinar os alunos a manipular o programa e relembrar conceitos de geometria. Terceiro momento: aplicação de uma atividade relacionada ao cotidiano com a criação de um telhado com laje retangular. A pesquisa se desenvolveu em cinco encontros com aulas duplas. Foram trabalhados os conceitos de ponto médio, mediatriz, mediana, congruência e semelhança de triângulo, razão e proporção, assim como os teoremas de Tales e Pitágoras. Os dados foram produzidos por meio de fotos, anotações e ao término dos encontros, gravação da narração das atividades e dos diálogos ocorridos no laboratório e produção de atividades com o GeoGebra. Depois de referir sobre a construção de alguns alunos foi possível constatar que o movimento da construção neste ambiente faz com que os alunos verificassem a conservação de propriedades geométricas importantes, passando, a partir da experimentação, a se questionarem a respeito das propriedades, a formalizarem conjecturas passíveis de verificação e a planejarem, com argumentos sólidos, a solução de problemas.
[Download TCC]