Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: GILMAR ALVES TAVARES
UFCAT - Universidade Federal de Catalão - Catalão - GO
Dissertação
Título
APRENDIZAGEM COLABORATIVA POR MEIO DO MÉTODO TREZENTOS: uma experiência no ensino fundamental
Resumo
A educação matemática frequentemente enfrenta desafios para formar pessoas aptas a entender e avaliar criticamente informações que envolvam dados em linguagem matemática. Nesse contexto, a aprendizagem colaborativa surge como uma estratégia promissora para superar tais desafios. A presente investigação teve como objetivos implementar o Método Trezentos em turmas do 6º e 7º Ano do Ensino Fundamental, capacitar estudantes na solução de problemas e analisar o impacto dessa intervenção na aprendizagem dos envolvidos e no desenvolvimento de suas habilidades matemáticas nas quatro operações básicas. Os dados foram coletados por meio de observação, questionários, entrevistas e produção escrita dos participantes. Os resultados alcançados confirmam que as atividades colaborativas, quando alinhadas a processos avaliativos com foco em tomada de decisões pelo professor, exercem uma influência positiva, não só no desenvolvimento de conhecimentos matemáticos, mas, também, nas competências socoemocionais dos discentes.
[Download TCC]