MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MICHEL CHARLES DA SILVA MOURA

UFPA - Universidade Federal do Pará - Abaetetuba - PA

Dissertação

Título
USO DO SOFTWARE BIOESTAT COMO MÉTODO EDUCATIVO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Este trabalho tem como objetivo compreender o uso do software BioEstat como método educativo com ênfase no estudo da estatística para o ensino básico, além de instigar os alunos a fazerem pesquisa estatística usufruindo do processamento computacional dos dados. O estudo sugere ainda que a partir de conceitos estatísticos básicos aplicados em informações numéricas significativas, e com o auxílio de recursos tecnológicos, como planilhas eletrônicas e aplicativos estatísticos, se possa investigar tendências, padrões, pontos de inflexão ou associação entre variáveis, comportamentos imperceptíveis quando não são apreciados pormenorizadamente pela ciência. Utiliza-se como metodologia, a de caráter bibliográfica, empregada na coleta e pesquisa dos dados climáticos de longo prazo, coletados no INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), como temperatura máxima e mínima, precipitação acumulada, umidade relativa do ar, nebulosidade, insolação total, intensidade vento e pressão atmosférica, para avalição e aplicação de técnicas estatísticas no cálculo de médias, desvios padrão e outras medidas relevantes na análise de um conjunto de valores que se pretende interpretar. Com base nesses padrões, recorre-se ao método estatístico para empreender a análise exploratória dos dados, efetuar a geração de tabelas de frequências e ajustar modelos matemáticos às séries temporais. Conclui-se a pesquisa considerando que há uma notável eficiência do software BioEstat na educação devido ao seu acessível manual prático que contém exemplos de entrada de dados para obtenção de gráficos, medidas descritivas, realização de testes de regressão, dentre outras aplicações. E, ao mesmo tempo, serve de apoio didático para o ensino, especificamente para a 3ª série do ensino médio, onde o professor, intermediando o aprendizado dos conteúdos dessas habilidades, e com o uso da tecnologia disponível nesse contexto, pode motivar o interesse do aluno no tratamento da informação que demandam interpretação e análises de dados estatísticos.
[Download TCC]