Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DIEGO MAGNO LOPES
UFPA - Universidade Federal do Pará - Belém - PA
Dissertação
Título
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INFOGRÁFICAS CONFORME A BNCC PARA O ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS
Resumo
Neste estudo, o objetivo foi apresentar como produto final um livro e publicá-lo em formato de e-book, que possa ser utilizado como guia didático para professores atuantes no Ensino Fundamental - anos iniciais (1º ao 5º ano), no ensino da unidade temática, Probabilidade e Estatística da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O material foi elaborado com a proposta de atividades em sequências didáticas alinhadas à BNCC. Para isso, foram realizados estudos bibliográficos acerca das diretrizes educacionais que orientam a educação no Brasil: os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a BNCC. Além disso, foi feita uma análise comparativa de como a temática Probabilidade e Estatística era trabalhada de acordo com os PCNS, e de como será, a partir de agora, com a BNCC. Foi enfatizado o uso de materiais manipulativos (jogos) no ensino de matemática e sua contribuição no processo de uma aprendizagem mais significativa e interessante, pois leva o aluno a construir conhecimentos a partir de diferentes estratégias para resolução de situações-problema em operações matemáticas, acompanhadas da possibilidade da autonomia e satisfação na realização de atividades. Averiguou-se que a BNCC apresenta 17 (dezessete) habilidades a serem desenvolvidas do 1º ao 5º ano, referentes a Probabilidade e Estatística, contempladas no material pedagógico elaborado com 35 (trinta e cinco) sequências didáticas ao todo. Além disso, foram elaboradas 05 (cinco) atividades lúdicas referentes à mesma unidade temática. As atividades estão acompanhadas de orientações e discussões, para direcionar, ampliar e enriquecer o trabalho docente em sala de aula. Assim, o objetivo foi atingido e confirmou-se a hipótese ao indicar que a melhoria no ensino de Probabilidade e Estatística precisa acompanhar a implementação da BNCC e às demandas atuais dos alunos. Nesse sentido, as sequências didáticas apresentam-se como excelente estratégia que, além de valorizar os conhecimentos prévios e a participação dos alunos, está alinhada com os princípios da BNCC sobre a progressão do conhecimento, a partir de proposição de atividades diversificadas e que se tornem cada vez mais desafiadoras e complexas.
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