Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: GERSON VICENTE DA COSTA PINHEIRO
UFPA - Universidade Federal do Pará - Belém - PA
Dissertação
Título
GEOMETRIA ESPACIAL: Cálculo de Área e Volume Tinkercad e Impressora 3D como recursos didáticos
Resumo
Este estudo teve como objetivo realizar uma sequência didática para investigar se o software de
design Tinkercad e a impressora 3D tem o potencial de estimular a aprendizagem significativa no
cálculo de área e volume de prismas. Nesse sentido, desenvolvemos uma sequência de atividades
que foi aplicada em uma turma do 2º ano do ensino médio, com 35 alunos, de uma escola pública
no município de Belém, Pará. Para isso, adotamos como metodologia os princípios da engenharia
didática, que permitiu fazer uma análise prévia por meio de um teste inicial para avaliar o
conhecimento prévio dos alunos sobre o conteúdo. Em seguida, foi realizada a fase de
experimentação composta por oito atividades envolvendo prismas, em que a última atividade foi
realizada no laboratório de informática da escola, com o objetivo de construir o conhecimento
dos alunos de forma significativa. Por fim, foi realizada uma análise posterior e validação, que
consistiu na aplicação de um pós-teste após a experimentação, a fim de validar o conhecimento
adquirido. Assim, os resultados do pós-teste mostraram um progresso relevante em relação ao
pré-teste, indicando um aumento na compreensão e no desempenho dos alunos. Os resultados da
pesquisa revelaram o potencial promissor no uso dessas tecnologias, explorando recursos de
visualização, manipulação e interação, para o desenvolvimento do pensamento espacial. A
utilização do software de design Tinkercad e da impressora 3D demonstrou-se uma estratégia
eficiente para aprimorar o ensino e a aprendizagem dos conceitos de área e volume de prismas.
[Download TCC]