MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: GILVAN DE SOUZA MARQUES

UFPA - Universidade Federal do Pará - Belém - PA

Dissertação

Título
O ENSINO DE PORCENTAGEM POR MEIO DE RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) 4ª ETAPA
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo geral apresentar uma proposta de ensino de Porcentagem por meio de resolução de problemas para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) 4ª etapa. Para esse propósito, fizemos uma revisão literária em sites, bem como no banco de teses e dissertações da coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior (CAPES), Google Acadêmico, nos documentos oficiais onde constam as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no regimento escolar das escolas públicas estaduais de Educação Básica do estado do Pará, Organisation for Economic co-Operation and Development (OECD), em experiências vividas por mim, que contribuíram de maneira significativa para a confecção do nosso Produto Educacional. Desta forma, vamos apresentar, através de um e-book, com o título “CONSTRUINDO O SABER MATEMÁTICO: O ENSINO DE PORCENTAGEM POR MEIO DE RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS”, pelo método Polya (2006), com os alunos da EJA 4ª etapa. Com isso, esperamos que nossa pesquisa ajude professores e alunos da EJA no ensino da Porcentagem por meio de resoluções de problemas. Nossa proposta está relacionada à minha experiência como docente, na qual foram identificadas dificuldades pelos professores/alunos ao ensinar/aprender problemas relacionados à Porcentagem. Para esse propósito, utilizaremos a abordagem de caráter qualitativo de Minayo (2001), Silva (2012), Brandão (2001) e de Alves-Mazzotti (1991), e com método de revisão integrativa de Botelho, Cunha e Macedo (2011) como uma proposta de revisão de literatura, balizada no autor de Bento (2012). Logo, nossa investigação justifica-se por concluirmos que esta proposta de ensino, para ministrar o objeto matemático “Porcentagem” por meio dos recursos supracitados, poderá proporcionar um ensino facilitador, motivador e dinâmico, favorecendo a aprendizagem do aluno. Sendo assim, tais recursos poderão auxiliar de forma positiva e significativa na construção do conhecimento matemático, contribuindo com o processo de ensinoaprendizagem do conteúdo de Porcentagem, favorecendo a capacidade do aluno de tomar decisões e ser um indivíduo educado financeiramente.
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