Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: GILVAN DE SOUZA MARQUES
UFPA - Universidade Federal do Pará - Belém - PA
Dissertação
Título
O ENSINO DE PORCENTAGEM POR MEIO DE RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) 4ª ETAPA
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo geral apresentar uma proposta de ensino de
Porcentagem por meio de resolução de problemas para os alunos da Educação de
Jovens e Adultos (EJA) 4ª etapa. Para esse propósito, fizemos uma revisão literária
em sites, bem como no banco de teses e dissertações da coordenação de
aperfeiçoamento de pessoal de nível superior (CAPES), Google Acadêmico, nos
documentos oficiais onde constam as Orientações Educacionais Complementares
aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), na Base Nacional Comum Curricular
(BNCC), no regimento escolar das escolas públicas estaduais de Educação Básica
do estado do Pará, Organisation for Economic co-Operation and Development
(OECD), em experiências vividas por mim, que contribuíram de maneira significativa
para a confecção do nosso Produto Educacional. Desta forma, vamos apresentar,
através de um e-book, com o título “CONSTRUINDO O SABER MATEMÁTICO: O
ENSINO DE PORCENTAGEM POR MEIO DE RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS”,
pelo método Polya (2006), com os alunos da EJA 4ª etapa. Com isso, esperamos
que nossa pesquisa ajude professores e alunos da EJA no ensino da Porcentagem
por meio de resoluções de problemas. Nossa proposta está relacionada à minha
experiência como docente, na qual foram identificadas dificuldades pelos
professores/alunos ao ensinar/aprender problemas relacionados à Porcentagem.
Para esse propósito, utilizaremos a abordagem de caráter qualitativo de Minayo
(2001), Silva (2012), Brandão (2001) e de Alves-Mazzotti (1991), e com método de
revisão integrativa de Botelho, Cunha e Macedo (2011) como uma proposta de
revisão de literatura, balizada no autor de Bento (2012). Logo, nossa investigação
justifica-se por concluirmos que esta proposta de ensino, para ministrar o objeto
matemático “Porcentagem” por meio dos recursos supracitados, poderá proporcionar
um ensino facilitador, motivador e dinâmico, favorecendo a aprendizagem do aluno.
Sendo assim, tais recursos poderão auxiliar de forma positiva e significativa na
construção do conhecimento matemático, contribuindo com o processo de ensinoaprendizagem do conteúdo de Porcentagem, favorecendo a capacidade do aluno de
tomar decisões e ser um indivíduo educado financeiramente.
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