MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MATHEUS DOS SANTOS MARTINS

UFPA - Universidade Federal do Pará - Belém - PA

Dissertação

Título
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: uma proposta de ensino de Matemática para alunos da EJA
Resumo
Nesta dissertação é apresentado um Produto Educacional, em formato de e-book, para o ensino de Matemática, sobre Educação Financeira, tendo como público-alvo alunos jovens e adultos do Campo de um Assentamento localizado no interior do estado do Pará. Uma demanda atual e pertinente à sociedade brasileira, especialmente do Norte do país, onde a cidadania financeira ainda é muito baixa e a taxa de pessoas endividadas é inversamente proporcional. Além disso, o tema está presente na BNCC e há pouco material específico para o público-alvo em questão, que historicamente é marcado pela exclusão. O material foi construído a partir da pesquisa bibliográfica e participativa. A pesquisa bibliográfica proporcionou os fundamentos teóricos da Educação de Jovens e Adultos, da Educação do Campo, da Educação Financeira e a relação dessas com a Educação Matemática. E a pesquisa participativa, valorizando a experiência profissional do pesquisador, mostrou certas necessidades com os temas a serem trabalhados. Dessa forma, apoiado nas tendências Etnomatemática, Educação Matemática Crítica, Resolução de Problemas e Jogos, o e-book foi elaborado na perspectiva de proporcionar a construção de conhecimentos de finanças pessoais, trabalhando habilidades de Números e Estatística, com sugestões, em forma de links e códigos QR, de materiais de pesquisa, no formato de vídeo e texto, sobre temas do cotidiano dos alunos. Assim, espera-se que este trabalho auxilie professores no ensino de Matemática tendo como Tema Contemporâneo Transversal a Educação Financeira e incentive o aprendizado de alunos de forma lúdica e prática, contribuindo na sua realidade financeira e da comunidade em que estão inseridos.
[Download TCC]