MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: GLEIFERSON DE LIMA VIANA

UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Natal - RN

Dissertação

Título
Uma proposta de estimação da proficiência em matemática dos participantes do Proitec 2022, utilizando a Teoria Classica dos Testes e a Teoria de Resposta ao Item
Resumo
Ao avaliar o conhecimento de um estudante ´e importante que se priorize o seu desenvolvimento, por meio dos resultados e reflex˜oes que o teste proporciona para a constru¸c˜ao do conhecimento desse estudante. Uma boa metodologia de avalia¸c˜ao possibilita identificar, compreender, interpretar e situar as habilidades que o estudante domina. No campo da medi¸c˜ao de habilidades h´a predom´ınio de duas teorias, a saber, a Teoria Cl´assica dos Testes (TCT), na qual as interpreta¸c˜oes e an´alises est˜ao sempre associadas ao teste como um todo, e a Teoria de Resposta ao Item (TRI), cujo foco das an´alises concentra-se nos itens. O objetivo desse trabalho ´e estimar o n´ıvel de proficiˆencia dos estudantes que realizaram a prova de Matem´atica do Programa de Inicia¸c˜ao Tecnol´ogica e Cidadania (Proitec) 2022, utilizando-se a TCT e TRI. Al´em disso, este trabalho propˆos a discuss˜ao sobre a aplica¸c˜ao da TRI nos processos seletivos do Instituto Federal de Educa¸c˜ao, Ciˆencia e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), como proposta de aprimoramento dos m´etodos j´a existentes. A metodologia utilizada consistiu na calibra¸c˜ao dos itens de Matem´atica, na estima¸c˜ao da proficiˆencia dos respondentes, na constru¸c˜ao de um mapa de itens, que permitiu identificar quais habilidades os estudantes dominam, e na atribui¸c˜ao de uma nota dentro da mesma escala utilizada no Exame Nacional do Ensino M´edio (Enem). Os resultados mostraram que a constru¸c˜ao de modelos de avalia¸c˜ao que utilizam a TRI no ˆambito do IFRN ´e vi´avel, desde que sejam seguidas todas as etapas necess´arias para o seu desenvolvimento. Espera-se, portanto, que este trabalho possa contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, em particular no ˆambito do IFRN, ao considerar a utiliza¸c˜ao da TRI como modelo de avalia¸c˜ao capaz de mensurar a proficiˆencia dos estudantes de maneira mais eficiente.
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