MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: NAGIDA AMARAL COSTA

UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba - MG

Dissertação

Título
PROMOVENDO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: UMA ABORDAGEM PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
A educação financeira é uma competência essencial na vida dos indivíduos, pois permite o desenvolvimento de habilidades para gerir recursos financeiros de forma consciente e responsável lhes possibilitando, uma melhor capacidade para tomarem decisões financeiras fundamentadas. Uma educação financeira mais eficiente e abrangente permite que os cidadãos se tornem consumidores mais informados e capazes de fazer escolhas mais acertadas em relação às suas finanças pessoais. Dentro do contexto da história da Educação Financeira no Brasil, vale destacar a iniciativa da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que, a partir de 2018, orienta o currículo nacional e amplia a ênfase dada à Matemática Financeira. Essa abordagem integrada sobre o tema busca oferecer uma formação financeira mais completa e acessível desde os estágios iniciais da educação, com o objetivo de preparar os alunos para enfrentarem desafios financeiros em sua vida adulta. Desta forma, o objetivo geral deste trabalho é desenvolver e apresentar um modelo de sequência didática sobre matemática financeira, para os alunos do 5º e 6º anos do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio, de forma a atender a formação de competências proposto pela BNCC. Abordamos também os conceitos, importância e objetivos da educação financeira, assim como discutimos o papel da sequência didática no processo de ensino-aprendizagem. Conceitos fundamentais, como taxas de juros, investimentos de renda fixa e renda variável, são explanados para auxiliar o leitor a compreender as opções disponíveis para fazer seu dinheiro render de forma mais eficiente. Nesse contexto, esse trabalho propôs duas sequências didáticas que auxiliam na promoção da educação financeira na educação básica, reconhecendo a importância de capacitar alunos desde cedo para lidar com questões financeiras. Além disso, são apresentados problemas financeiros cotidianos e ferramentas matemáticas que podem ser aplicadas para encontrar soluções eficazes.
[Download TCC]