Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ALDINE BOMBONATI GONCALVES
UFR - Universidade Federal de Rondonópolis - Rondonópolis - MT
Dissertação
Título
Fundamentos de Teoria de Permutações e Aplicações ao jogo Puzlle 15
Resumo
Este estudo investiga a relação entre grupos e as permutações no jogo Puzzle 15. O Puzzle
15 é um quebra-cabeça deslizante composto por uma grade 4x4, com 15 peças numeradas
e um espaço vazio. O objetivo é organizar as peças em ordem numérica, deslizando-as
pelo tabuleiro. O foco principal desta dissertação é explorar como os grupos podem ser
aplicados para entender as permutações que ocorrem durante as jogadas do Puzzle 15. Os
grupos são estruturas matemáticas que descrevem transformações e simetrias em diferentes
contextos. Neste estudo, eles são utilizados para analisar as permutações das peças do
quebra-cabeça. Por meio de uma análise teórica detalhada, são estudadas as propriedades
dos grupos e como eles podem ser relacionados com as permutações no Puzzle 15. São
investigadas as diferentes configurações possíveis do jogo e como as peças podem ser
permutadas entre si. São discutidas estratégias para resolver o quebra-cabeça de forma
eficiente, levando em consideração as propriedades dos grupos . A proposta pedagógica
desta dissertação contribui para o entendimento mais aprofundado da relação entre grupos
e as permutações no jogo Puzzle 15. Eles demonstram como os grupos de permutações
podem ser aplicados para analisar e compreender as transposições que ocorrem durante
o jogo, e como esses conhecimentos podem ser utilizados para desenvolver estratégias
eficientes de resolução. Por fim, este estudo expande o caminho para novos métodos e
aplicações para uma aprendizagem significativa do conceito de permutação por meio de
jogos e quebra-cabeças. Os resultados obtidos podem ser úteis para a criação de novos
quebra-cabeças e jogos baseados em permutações, bem como para avanços na compreensão
dos grupos e suas propriedades.
[Download TCC]