Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LUCAS MARQUES BATISTA
UFR - Universidade Federal de Rondonópolis - Rondonópolis - MT
Dissertação
Título
Conectando a Geometria ao Cotidiano: Ensino de Análise Combinatória com a Geometria do Táxi
Resumo
O trabalho introduz uma abordagem para o ensino de Análise Combinatória ao incorporar a
Geometria do Táxi. Esta geometria se destaca por sua capacidade de modelar as trajetórias
complexas dos cidadãos e veículos que se deslocam entre quarteirões urbanos. Além disso,
explora simultaneamente a história dessa geometria e sua relação intrínseca com o quinto
postulado de Euclides. No âmbito deste estudo, foi desenvolvida uma sequência didática
voltada para alunos do Ensino Médio. A estratégia de ensino utilizada envolveu a criação
de um jogo educacional como recurso didático. O propósito primordial é romper com a
abordagem tradicional do ensino de Matemática, frequentemente confinada ao uso rotineiro
de giz, quadro e livro didático. Busca-se, acima de tudo, oferecer aos alunos uma imersão
em experiências de aprendizado vibrantes e genuinamente significativas. Este estudo
busca não apenas enriquecer o entendimento dos alunos sobre Análise Combinatória, mas
também conectá-la ao seu cotidiano, demonstrando como conceitos matemáticos podem ser
aplicados de forma prática e relevante. Ao explorar a Geometria do Táxi e sua trajetória
histórica, os alunos terão a oportunidade de aprimorar habilidades analíticas e críticas.
Esta abordagem não apenas oferece uma visão mais profunda das aplicações matemáticas
na vida cotidiana, mas também promove um maior engajamento, permitindo que os alunos
explorem e apreciem a matemática de maneira prática e aplicada.
[Download TCC]