Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ELENISE ZACCUR ARAUJO
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - São Gonçalo - RJ
Dissertação
Título
Sobre a construção de estratégias para o ENEM com base na Teoria de Resposta ao Item
Resumo
Esta pesquisa visa oportunizar reflexões sobre a Teoria de Resposta ao Item (TRI) como uma ferramenta para desenvolver estratégias que facilitem a transição de estudantes do ensino médio para o ensino superior, concentrando-se no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Utilizando uma abordagem que combina métodos quantitativos e análises qualitativas, respaldada por uma pesquisa bibliográfica sólida, a pesquisa buscou compreender a percepção dos estudantes em relação à TRI e ao método de avaliação empregado no ENEM. A complexidade da TRI e a escassez de explicações acessíveis tendem a contribuir para a dificuldade dos estudantes em compreender o método de avaliação. Como proposta de ação diante disso, foi desenvolvido um conjunto de perguntas e respostas destinadas a abordar as dúvidas mais comuns relacionadas à TRI e ao cálculo das notas no ENEM. Esses recursos práticos visam apoiar estratégias pedagógicas que auxiliem os estudantes na preparação para o exame. Além disso, este estudo incluiu a análise de algumas questões do ENEM de acordo com a TRI, demonstrando como a teoria é aplicada na prática. Esta pesquisa destaca a importância de capacitar os estudantes do ensino médio com conhecimento sobre a TRI e seus efeitos no ENEM, permitindo que enfrentem o exame com maior confiança e compreensão. A tradução de conceitos complexos em linguagem acessível é essencial para que os alunos possam se preparar de forma fundamentada teoricamente e eficaz, além de possibilitar ao docente ter acesso às orientações específicas para abordar variados tipos de questões e melhorar as chances de seus alunos obterem notas mais altas.
[Download TCC]