Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CARLOS ANDRE BOTELHO FONSECA
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - São Gonçalo - RJ
Dissertação
Título
O PROFMAT na Faculdade de Formação de Professores da UERJ: a visibilização como instrumento de fortalecimento de política de formação continuada
Resumo
Estruturar a formação continuada de professores como política de enfrentamento das dificuldades n o e nsino e a prendizagem n ão é u m d esafio si mples.
Na Faculdade de Formação de Professores da UERJ, esse foi um dos principais fatores que levaram à in-serção do Mestrado Profissional e m M atemática e m R ede Nacional (PROFMAT) pelo Departamento de Matemática. Neste trabalho, contextualizamos historicamente o pro-cesso de implementação do programa,
descrevendo e entendendo o papel e extensão de sua atuação como política pública localmente. A partir da organização e disponibilização dos dados do PROFMAT na instituição em um site público, propomos a socialização de informações como forma de interlocução com os professores e redes, além de instrumento de consolidação do referido programa naquele contexto que, com tão pouco tempo de atuação, já se mostra promissor em diversos aspectos. Construir essa ferramenta a partir da experiência de estudante do PROFMAT da UERJ e de professores da instituição traz o olhar por dentro do processo, permite a autorreflexão e
a projeção de perspectivas futuras.
[Download TCC]