MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANDRE LUIZ DA FONSECA

UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ

Dissertação

Título
Representação pictórica e linguagem matemática em Geometria Euclidiana na educação básica
Resumo
A utilização de figuras no ensino de Geometria é de grande importância para a interpretação, visualização e compreensão de conceitos matemáticos. Uma figura pode levar o leitor a uma apreensão adequada ou pode levá-lo a uma construção equivocada sobre a definição de um objeto geométrico. Para se obter o resultado desejado, é necessário que a representação pictórica (ou seja, a expressão por meio de figuras) seja feita de modo adequado; caso contrário, um objeto geométrico pode ser mal compreendido. Por exemplo, se, ao representar um paralelogramo, utilizam-se sempre figuras com lados consecutivos não perpendiculares, um retângulo pode não ser visto como um tipo de paralelogramo. O uso de linguagem matemática também é discutido neste texto, uma vez que não é possível representar alguns objetos matemáticos exclusivamente por meio de figuras. Nesse sentido, este trabalho discute a importância de uma representação pictórica para expressar objetos geométricos – mais precisamente triângulos e quadriláteros, bem como alguns casos particulares destes polígonos. Além disso, discute também as contribuições para representações pictóricas adequadas para o ensino de Geometria na educação básica.
[Download TCC]