Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANDRE LUIZ DA FONSECA
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
Representação pictórica e linguagem matemática em Geometria Euclidiana na educação básica
Resumo
A utilização de figuras no ensino de Geometria é de grande importância para a
interpretação, visualização e compreensão de conceitos matemáticos. Uma figura pode levar o
leitor a uma apreensão adequada ou pode levá-lo a uma construção equivocada sobre a
definição de um objeto geométrico. Para se obter o resultado desejado, é necessário que a
representação pictórica (ou seja, a expressão por meio de figuras) seja feita de modo
adequado; caso contrário, um objeto geométrico pode ser mal compreendido. Por exemplo, se,
ao representar um paralelogramo, utilizam-se sempre figuras com lados consecutivos não
perpendiculares, um retângulo pode não ser visto como um tipo de paralelogramo. O uso de
linguagem matemática também é discutido neste texto, uma vez que não é possível
representar alguns objetos matemáticos exclusivamente por meio de figuras. Nesse sentido,
este trabalho discute a importância de uma representação pictórica para expressar objetos
geométricos – mais precisamente triângulos e quadriláteros, bem como alguns casos
particulares destes polígonos. Além disso, discute também as contribuições para
representações pictóricas adequadas para o ensino de Geometria na educação básica.
[Download TCC]