Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ISABEL VILARES PEREIRA
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
Educação Financeira para o sexto ano: uma abordagem histórica e pedagógica
Resumo
Este estudo de Mestrado tem como objetivo geral apresentar as análises parciais sobre as dimensões sócio-históricas que envolvem a educação financeira e o uso do dinheiro no cotidiano dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, considerando o potencial do trabalho escolar para a emancipação dos saberes matemáticos dentro do desenvolvimento das 10 habilidades e competências previstas na Base Nacional Construí Curricular (BNCC). Enquanto objetivos específicos, o estudo pensa criativamente as práticas pedagógicas no ensino da educação financeira, construindo possibilidades pluriculturais que envolvam linguagens matemáticas em diferentes etapas com os estudantes, identificando o significado dos recursos econômicos na vida dos alunos. Também, o estudo promove a construção de um Jogo denominado inicialmente de “Tabuleiro de Educação Financeira” e depois Jogo das Doletas” que foi feito com os estudantes, permitindo o desenvolvimento das 10 habilidades e competências previstas na BNCC. Essas habilidades envolvem Conhecimento; Pensamento Crítico e Criativo; Repertório Cultural; Comunicação; Cultura Digital; Trabalho e Projeto de Vida; Argumentação; Autoconhecimento e Autocuidado; Empatia e Cooperação; Responsabilidade e Cidadania.
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