MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: RODRIGO OLIVEIRA DOS REIS

UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ

Dissertação

Título
O conceito de variável: um estudo de caso com docentes do ensino público básico
Resumo
O conceito de vari´avel ´e um dos temas de maior relevˆancia para que os discentes, especialmente do Ensino B´asico, tenham uma s´olida base matem´atica. A partir de uma significativa constru¸c˜ao e apreens˜ao de tal conte´udo os alunos se desenvolver˜ao de ma- neira adequada n˜ao s´o na Matem´atica, mas em todos os outros segmentos das Ciˆencias Exatas. Entender o que ´e vari´avel e, principalmente, que dominar este conceito ´e funda- mental para o estudo de fun¸c˜oes, visto que este conte´udo trata de rela¸c˜oes entre vari´aveis (dependente e independente) de grande valia no estudo da Matem´atica. Esta pesquisa tem como objetivo geral a an´alise do entendimento por parte dos docentes entrevista- dos acerca do conceito de vari´avel, seus diferentes modos de uso, principalmente no que tange a sua rela¸c˜ao funcional, de modo que seja permitido observar se existem lacunas no entendimento dos professores com rela¸c˜ao aos conceitos supracitados, de que modo tais lacunas possam interferir no processo de ensino aprendizagem. A partir desses pontos, ser´a levantada uma descri¸c˜ao hist´orica do conceito de vari´avel, discutindo brevemente o que ´e conceito na ´otica de Vigotsky, analisando em seguida tanto as exigˆencias sugeridas pelo MEC atrav´es da BNCC, quanto a descri¸c˜ao dos temas abordados nos livros did´aticos e, finalmente, dar voz aos docentes, personagens centrais desta pesquisa. Tomadas as respostas dos docentes, haver´a uma discuss˜ao das mesmas mediante a uma an´alise qua- liquantitativa, ferramenta fundamental deste trabalho para que seja poss´ıvel verificar e apresentar as lacunas no processo de ensino-aprendizagem.
[Download TCC]