Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: VITOR DA COSTA SOUZA
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
As contribuições da geometria dinâmica no processo de ensino e aprendizagem de geometria espacial por meio do software GeoGebra 3D e de atividades investigativas
Resumo
Esta dissertação de mestrado propõe a criação de atividades baseadas na aprendizagem
investigativa matemática e na resolução de problemas, centradas na Geometria Espacial,
utilizando o software GeoGebra 3D. O estudo visa analisar as vantagens e desvantagens dessa
abordagem em uma sala de aula de uma escola pública. Inicialmente, o trabalho realiza uma
revisão de literatura sobre a interpretação da Geometria Espacial nos documentos oficiais
brasileiros, buscando embasamento teórico e contextualização curricular. Em seguida, é
conduzido um estudo sobre metodologias ativas, com foco na aprendizagem investigativa e na
resolução de problemas, visando compreender os fundamentos e os benefícios dessas
abordagens no ensino da matemática. A pesquisa inclui uma análise de recursos disponíveis
no GeoGebra, especialmente applets que possam ser utilizados para atividades investigativas
em Geometria Espacial. Esse levantamento visa identificar ferramentas adequadas para a
criação de atividades dinâmicas e interativas, favorecendo a exploração e a compreensão dos
conceitos geométricos pelos alunos. Com base nesse embasamento teórico, são elaboradas
atividades investigativas específicas sobre Geometria Espacial, utilizando o GeoGebra como
ferramenta principal. Essas atividades são projetadas para incentivar a exploração ativa dos
alunos, promovendo a construção do conhecimento por meio da investigação e da resolução
de problemas. Além disso, são identificadas as vantagens e desvantagens da utilização do
GeoGebra 3D nas aulas de Geometria Espacial. São considerados aspectos como a
acessibilidade da tecnologia, a facilidade de uso, a motivação dos alunos, a interatividade das
atividades e a integração com o currículo escolar. Por fim, a dissertação apresenta conclusões
e recomendações para o uso efetivo do GeoGebra 3D como ferramenta de ensino de
Geometria Espacial em escolas públicas. São discutidas estratégias para superar desafios e
maximizar os benefícios dessa abordagem, visando contribuir para a melhoria do ensino e
aprendizagem da matemática nesse contexto específico.
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