Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANTONIO ANDERSON PINHEIRO
UFCA - Universidade Federal do Cariri - Juazeiro do Norte - CE
Dissertação
Título
A MATEMÁTICA ATRAVÉS DO TATO: UTILIZANDO OS SOFTWARES GEOGEBRA E MONET NA CRIAÇÃO DE CONTEÚDO TÁTIL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo propor e apresentar ao leitor, em especial ao
professor de matemática da educação básica, uma importante alternativa pedagógica
para o ensino da função afim a pessoas com deficiência visual. A metodologia consiste na
construção, em alto-relevo, de notas de aula sobre o assunto a ser ministrado pelo professor,
incluindo imagens e gráficos, e utilizando as potencialidades dos softwares GeoGebra e
Monet. O objetivo da proposta é permitir que o estudante com deficiência visual possa
acompanhar o que está sendo trabalhado pelo professor na própria sala de aula. Além
de apresentar os softwares e a proposta em questão, faremos ao longo dos capítulos uma
abordagem sobre educação inclusiva, deficiência visual e ensino de matemática para pessoas
com deficiência visual. Como produto educacional deste trabalho, serão criadas notas de
aula específicas para a função afim.
[Download TCC]