MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANTONIO EDMAR RIBEIRO DE QUEIROZ FILHO

UFCA - Universidade Federal do Cariri - Juazeiro do Norte - CE

Dissertação

Título
OS TEMPOS ELETIVOS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA NAS TURMAS DE TERCEIRO ANO DO NOVO ENSINO MÉDIO
Resumo
O Novo Ensino Médio, cujo início da implementação gradativa se deu entre 2022 e 2024, trouxe consigo muitas melhorias e também muitos dasafios. Sua chegada impactou todas as disciplinas, inclusive a Matemática, a ponto de alguns conteúdos não serem mais vistos ao longo do Ensino Médio, como é o caso da Geometria Analítica. Diante da importância da Geometria Analítica para a aprendizagem matemática e também de sua inegável aplicação em várias situações do cotidiano e em outras disciplinas como Física, por exemplo, é de fundamental relevância buscar formas de trabalhar esta matéria. Uma das possibilidades para isso é por meio dos Tempos Eletivos ou Oficinas das Escolas em Tempo Integral. Esses espaços, criados para que o aluno aprofunde seus conhecimentos naquilo que é importante para sua formação, se mostram como uma oportunidade para amenizar os problemas trazidos pela falta da Geometria Analítica nos novos moldes do Ensino Médio. Logo, diante da problemática observada, fez-se necessário fazer um estudo mais detalhado e fundamentado sobre o funcionamento do Novo Ensino Médio e a partir desse cohecimento, buscar possíveis formas para atacar esse problema envolvendo a Geometria Analítica. A partir das pesquisas realizadas, conclui-se que há, nos novos moldes do Ensino Médio, uma depreciação em torno da Geometria Analítica, principalmente diante da redução da carga horária da disciplina de Matemática, e que essa problemática pode ser amenizada com o uso das aulas dos tempos eletivos. No presente trabalho está exposto também funcionamento dos tempos eletivos que são uma saída possível para que os alunos não deixem de estudar Geometria Analítica.
[Download TCC]