Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: WALMIR PIRES DOS SANTOS NETO
UFCA - Universidade Federal do Cariri - Juazeiro do Norte - CE
Dissertação
Título
PRÁTICAS DE AGRIMENSURA COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Neste trabalho, iremos abordar o ensino de dois eixos fundamentais no currículo
do ensino médio de Pernambuco, (i) Geometria e (ii) Grandezas e Medidas, e suas
diversas habilidades, a partir de uma proposta de atividades práticas contextualizadas
sobre o cálculo de áreas e distâncias, medidas com unidades convencionais e
não convencionais, elaboradas a partir do olhar da Agrimensura e das realidades regionais
e culturais vivenciadas por alunos do Sertão Pernambucano. Esta proposta
se mostra como alternativa para motivar os alunos e fazer com que o processo de
ensino-aprendizagem se torne mais significativo. Assim, para o cumprimento desse
objetivo será apresentada uma sequência didática estruturada em quatro atividades
que, de forma progressiva, auxiliará professores no desenvolvimento e consolidação
dos eixos aqui analisados. Com isso, esperamos contribuir tanto para os estudantes,
fazendo com que eles possam melhorar o desempenho em problemas de geometria,
quanto aos professores, trazendo um material que possa enriquecer suas práticas
pedagógicas.
[Download TCC]