Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CAMILA GASPARIN MAGNAGUAGNO
UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria - RS
Dissertação
Título
UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE FRAÇÕES UTILIZANDO MATERIAL MANIPULATIVO BASEADA NOS PRINCÍPIOS DA ENGENHARIA DIDÁTICA
Resumo
Motivado por um incômodo das autoras quanto à falta de naturalidade dos alunos, dos diversos níveis de
educação, para resolver questões envolvendo frações, este trabalho busca propor uma abordagem com
utilização de material manipulativo para melhorar este contexto. O objetivo é abordar as operações entre
números fracionários de forma que os alunos percebam seu significado, sem a necessidade de memorizar
algoritmos que por vezes são confusos para eles. Baseando-se nas quatro etapas propostas na metodologia da
engenharia didática, desenvolve-se uma sequência didática com oito atividades que utilizam as frações
circulares e as réguas fracionárias. As atividades foram construídas de forma que as operações com frações
têm como base a equivalência de frações e foram aplicadas em uma turma de 6° ano do Ensino Fundamental.
A partir desta atividade, pôde-se constatar uma melhora na compreensão dos alunos acerca do conteúdo, bem
como um aumento da confiança que os mesmos sentem ao trabalhar com o conteúdo. Destaca-se que
atividades que exigem o protagonismo dos alunos geram certa resistência inicialmente, mas que os alunos
conseguem desenvolver sua autonomia ao longo das aplicações. Ainda, a mediação do professor é essencial,
tanto na potencialização das aprendizagens quanto na pontuação de eventuais equívocos por parte dos
estudantes.
[Download TCC]