Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CHARLENE TAIS THEISEN
UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria - RS
Dissertação
Título
UMA ABORDAGEM SOBRE A OPERAÇÃO DE ADIÇÃO DE FRAÇÕES POR MEIO DE CLASSES DE EQUIVALÊNCIAS
Resumo
Este trabalho apresenta uma sequência didática aplicada em uma turma de segundo ano
do Ensino Médio, em uma escola da rede estadual, no município de Estância Velha/RS, na
qual a autora é professora referência de matemática. A proposta didática trata da adição
de frações por meio de classes de equivalência, com o objetivo de ressignificar os números
fracionários através de uma abordagem algébrica, geralmente introduzida no Ensino Superior.
Para tanto, inicia-se explorando as vivências docentes e as fragilidades presentes
no processo de ensino e aprendizagem das frações. Logo em seguida, apresenta-se uma
breve introdução à teoria da Transposição Didática, metodologia esta escolhida para este
trabalho, a qual se apresenta como uma estratégia que visa adaptar conceitos complexos
de maneira a torná-los acessíveis ao nível de compreensão dos alunos. Na sequência,
é exposto o roteiro dos exercícios, o qual foi organizado de modo a desafiar os alunos à
leitura, interpretação e discussão das resoluções em grupo. O relato das aulas, contendo a
definição de relações, propriedades, demonstrações e operações, fornece uma visão detalhada
do desenvolvimento do ensino ao longo do tempo. Observa-se uma resistência inicial
por parte dos alunos relativa à proposta, a qual rapidamente foi substituída por fases de
superação, integração e um crescente interesse pelos conceitos apresentados. Essa evolução
destaca, principalmente, a relevância das abordagens pedagógicas diferenciadas,
bem como evidencia a importância da intervenção ativa dos professores quando surgem
dificuldades ou resistência por parte dos alunos. A capacidade dos docentes em lidar com
esses desafios desempenha um papel crucial no sucesso da aplicação de novas metodologias,
garantindo que os objetivos sejam alcançados, bem como ocorreu nesta proposta.
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