MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ELENICE CARVALHO ALVES

UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria - RS

Dissertação

Título
A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS E O JOGO DA ONÇA COMO OPÇÃO ESTRATÉGICA DE ENSINO
Resumo
Este trabalho apresenta uma abordagem contextualizada para a Análise Combinatória, tendo como objetivo desenvolver o raciocínio lógico matemático, a criatividade, a criticidade e a intuição matemática, habilidades essenciais para a formação dos estudantes. Portanto, recorremos ao uso de atividades lúdicas em sala de aula e à resolução de problemas. Utilizamos o Jogo da Onça, de origem indígena, desconhecido para muitos, mas com riqueza histórica, cultural e matemática. As regras do jogo, o tabuleiro e as peças serviram de inspiração na elaboração de uma lista com 67 problemas, sendo que estes tem como objetivo analisar as formas de movimento e captura das peças resolvendo questões de análise combinatória e lógica matemática. Os problemas elaborados fazem parte de uma situação didática, desenvolvida a partir da teoria de Guy Brousseau e realizada em uma escola da rede pública. Assim concluímos que é possível discutir e estudar questões referentes à cultura indígena nas aulas, atendendo à Lei no 11.645/2008, e ensinar matemática a partir da resolução de problemas interessantes, desafiadores e significativos.
[Download TCC]